Mulheres Socialistas marcam presença no debate na área da igualdade no âmbito do Orçamento de Estado na Assembleia da República a 13 de novembro


A discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado na área da igualdade, que decorreu no dia 13 de novembro, na Assembleia da República, com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, contou com a intervenção da Presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais, assim como das deputadas Edite Estrela Catarina Marcelino, Carla Tavares e Susana Amador.

O debate centrou-se nas medidas propostas pelo PS no âmbito da implementação de medidas com impacto de género, nomeadamente, um reforço orçamental de 2,8% para a ação social, a prevenção da violência doméstica e a proteção das vítimas. A formação profissional na área da violência doméstica foi outro tema abordado, assim como o Lançamento da nova Geração (7ª) do Programa Escolhas.

Outras propostas debatidas dizem respeito à educação para a cidadania, medidas de combate à discriminação salarial, implementação do IV Plano de Ação para a Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos e a melhoria do sistema de estatísticas da igualdade.

A promoção de medidas de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar dos trabalhadores e trabalhadoras, a melhoria das medidas de acolhimento de refugiados, o desenvolvimento de medidas de combate à segregação sexual das profissões e a execução da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas fizeram também parte das medidas propostas que foram objeto de análise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X