Dirigentes das Mulheres Socialistas assumem posições de destaque


Dirigentes da estrutura nacional das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (MS-ID) assumem posições de destaque no Parlamento, no Governo, na Administração Pública e no exercício de funções internacionais.

Edite Estrela, Presidente da Comissão Política Nacional das MS-ID, foi eleita Vice-Presidente da Assembleia da República, indicada pelo Grupo Parlamentar do PS depois de ter sido eleita Deputada pelo Círculo de Lisboa, na segunda posição da lista encabeçada por António Costa. A Deputada foi também eleita, por unanimidade, relatora do documento sobre “Alterações Climáticas e Estado de Direito” na Comissão de Assuntos Sociais, Saúde e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Paris. Na sequência desta eleição, Edite Estrela representou o Conselho da Europa na Conferência do Clima COP25, promovida pelas Nações Unidas em Madrid, Espanha.

Elza Pais, Presidente das MS-ID, vai representar a Assembleia da República na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). A líder das Mulheres Socialistas volta a integrar, por indicação do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, a CICDR, a entidade nacional especializada no combate à Discriminação Racial. Trata-se de uma instituição vocacionada para a prevenção e proibição da discriminação racial, tendo igualmente como objetivo sancionar “a prática de atos que se traduzam na violação de direitos fundamentais ou na recusa ou condicionamento do exercício de direitos económicos, sociais ou culturais, por quaisquer pessoas, em razão da pertença a determinada origem racial e étnica, cor, nacionalidade, ascendência ou território de origem”. Estas são causas às quais a Presidente das Mulheres Socialistas tem estado associada ao longo da sua carreira académica, enquanto Investigadora, e política, tanto no exercício da função de Deputada, como na liderança da estrutura das MS-ID.

Ana Catarina Mendes, uma das oito mulheres a liderar as listas do PS, foi eleita líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS). A Ex-Secretária Geral Adjunta do PS escolheu outras cinco deputadas para a acompanharem da Direção do Grupo Parlamentar: Constança Urbano de Sousa, Hortense Martins, Lara Martinho, Maria Begonha, líder da Juventude Socialista, e Marina Gonçalves.

Susana Amador, Presidente Federativa das MS-ID da Área Urbana de Lisboa é agora a nova Secretária de Estado da Educação, depois de ter sido eleita Deputada pelo círculo eleitoral da Capital. Com larga experiência parlamentar na área da Educação, Susana Amador foi também Presidente do Município der Odivelas.

Cátia Rosas, Secretária Nacional para a Organização da estrutura das MS-ID, integra o Gabinete da Secretária de Estado da Educação. Cátia Rosas especializou-se no Combate às Alterações Climáticas, uma causa a que tem estado ligada enquanto dirigente das Mulheres Socialistas, tendo coordenado algumas iniciativas levadas a cabo nesta área pela estrutura ao longo do seu mandato. Cátia Rosas tem igualmente uma forte ligação à área Educativa.

Carla Eliana Tavares, Secretária Nacional das MS-ID e ex-Deputada do PS, é a nova Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). Carla Eliana Tavares é advogada e tem-se dedicado à área do Trabalho, com especial enfoque nos temas parentalidade, conciliação e igualdade. A CITE tem como principais objetivos contribuir para a” igualdade e a não discriminação entre mulheres e homens no mundo laboral”, para a “proteção na parentalidade” e para “a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal”.

La Salette Marques, também Secretária Nacional das MS-ID, assumiu funções de Assessoria no Grupo Parlamentar do Partido Socialista. A ex-Jornalista trabalha na área da comunicação política, designadamente nos temas da Igualdade de Género e da Igualdade de Oportunidades, entre outros, e integra a equipa do Secretário Geral Adjunto do PS.

Lia Ferreira, dirigente distrital das Mulheres Socialista de Aveiro, integra o Gabinete da Secretária de Estado para a Inclusão de Pessoas com Deficiência. Vereadora da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e ex-Provedora das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal do Porto, Lia Ferreira vê desta forma reconhecido o seu trabalho desde há muito focado na problemática das acessibilidades dos cidadãos e cidadãs com deficiência.

Veja aqui as fotografias:

Parabéns Edite Estrela pela eleição para Vice-Presidente da Assembleia da República. Parabéns Ferro Rodrigues pela reeleição como Presidente da Assembleia da República.

Publicado por Elza Pais em Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Susana Amador, Presidente das MS-ID da FAUL, será a nova Secretária de Estado da Educação. Um orgulho para as MS-ID, a…

Publicado por Novas Lideranças em Segunda-feira, 21 de outubro de 2019

X